<b>O discurso da antropofagia como estratégia de construção da identidade cultural brasileira

  • Weslei Roberto Cândido Universidade Estadual de Maringá
  • Nelci Alves Coelho Silvestre Universidade Estadual de Maringá

Résumé

Este artigo apresenta uma reflexão teórica a respeito do termo ‘deglutição’ utilizado por Oswald de Andrade no Manifesto Antropófago (1928). Nesse manifesto, recortamos o conceito de antropofagia, vocábulo que descreve a devoração do Outro no intuito de absorvê-lo, no afã de assimilar as características das estéticas estrangeiras, e que expressa o impacto dos processos colonizadores na formação da identidade brasileira. Partindo da crítica à civilização europeia (colonialista), Oswald de Andrade, nas entrelinhas de seu discurso sobre a antropofagia, dialoga com as atuais discussões acerca da dependência cultural dos países periféricos. Diante desses apontamentos, nosso propósito é traçar um percurso histórico das leituras e apropriações que o termo ‘deglutição’ sofreu ao longo destes 88 anos, na esteira de estudos de críticos consagrados como Candido, Schwarz e Santiago.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Weslei Roberto Cândido, Universidade Estadual de Maringá
Weslei Roberto Cândido é professor Doutor, da classe Adjunto da UEM - Universidade Estadual de Maringá. Atua como docente de Teorias da Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa no DTL - Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias. Também e professor do PLE - Programa de Pós-graduação na mesma instituição.
Nelci Alves Coelho Silvestre, Universidade Estadual de Maringá
Nelci Alves Coelho Silvestre é professora doutora do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da UEM, atuando na área de Língua e Literaturas de Língua Inglesa.
Publiée
2016-08-16
Comment citer
Cândido, W. R., & Silvestre, N. A. C. (2016). <b&gt;O discurso da antropofagia como estratégia de construção da identidade cultural brasileira. Acta Scientiarum. Language and Culture, 38(3), 243-251. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i3.31204
Rubrique
Litèrature

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus