<b>Mecanismo de performance cênica nas comédias de Aristófanes: ponto e focalização

  • Jane Kelly de Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa

Résumé

Este artigo objetiva evidenciar dois importantes mecanismos de performance cênica existentes nas peças de Aristófanes, autor de comédias gregas do século V a.C. Partimos do pressuposto de que é possível encontrar no texto elementos que são importantes para a operacionalização cênica das comédias daquela época. Neste artigo mostraremos que, no momento de composição, sabendo das condições materiais da realização cênica, o comediógrafo utilizava algumas interessantes estratégias, dentre as quais destacaremos duas: (i) ele inseria falas-lembrete nos cantos corais que serviam como um ponto para a coreografia dos coreutas, e (ii) ele usava o corpo coletivo do coro como um sinalizador que indicava ao espectador os elementos cênicos que são importantes para o desenvolvimento do enredo e que, por isso, mereciam atenção da plateia. Essas duas estratégias presentes na composição das peças são similares, não idênticas, aos conceitos atuais de ponto e focalização.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur

Jane Kelly de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Departamento de Estudos da Línguagem, Cultura Clássica
Publiée
2017-07-06
Comment citer
Oliveira, J. K. de. (2017). <b&gt;Mecanismo de performance cênica nas comédias de Aristófanes: ponto e focalização. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(3), 281-290. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i3.31639
Rubrique
Litèrature

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus