<b>Os feácios e a transição de Odisseu na <i>Odisseia

  • André Malta Universidade de São Paulo

Résumé

 

Uma das maiores unanimidades entre os estudiosos de Homero é a visão a respeito do papel ‘transicional’ desempenhado pelos feácios na Odisseia, povo que parece claramente estabelecer uma ‘ponte’ entre as aventuras pregressas, fantasiosas de Odisseu e seu reingresso na dura realidade de Ítaca. Sua rápida estadia de três dias nessa terra desconhecida oferece ao herói a oportunidade para que rememore as vicissitudes por que passou desde a partida de Troia, fazendo assim com que se estabeleça uma relação narrador-audiência que nos ajuda a entender não apenas as qualidades do protagonista do poema, mas também as desses extraordinários anfitriões que o acolhem. Vou me deter aqui no modo como Homero constrói a caracterização dos feácios como um povo ‘intermediário’, que mescla elementos opostos de modo a mostrar a possibilidade de conexão, concretamente representada pela perícia desses homens em navegar.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur

André Malta, Universidade de São Paulo
Possui mestrado (1998) e doutorado (2003) em Letras Clássicas, ambos pela Universidade de São Paulo. No ano de 2011/2012 fez pós-doutorado junto à Brown University/EUA, e em 2013 realizou sua livre-docência pela FFLCH-USP, onde é professor de língua e literatura grega desde 2001. Coordena atualmente o projeto "Épica Hesiódica e Homérica: Estudos Temáticos e/ou Comparativos", dentro do qual desenvolve a pesquisa "Odisseu e a Astúcia: uma Interpretação da Odisseia". É autor de quatro livros: "O regaste do cadáver: o último canto da Ilíada" (Humanitas/2000), "A selvagem perdição: erro e ruína na Ilíada" (Odysseus/2006), "Homero múltiplo: ensaios sobre a épica grega" (Edusp/2012) e "A Musa difusa: visões da oralidade nos poemas homéricos" (Annablume/2015). Traduziu, de Platão, as seguintes obras: " Íon e Hípias Menor" (L&PM/2007) e "Êutifron, Apologia de Sócrates e Críton" (L&PM/2008). 
Publiée
2017-03-21
Comment citer
Malta, A. (2017). <b>Os feácios e a transição de Odisseu na <i&gt;Odisseia. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(1), 1-11. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i1.32033
Rubrique
Litèrature

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus