<b>Interincompreensão e argumentação no discurso
Résumé
Neste artigo, propomos uma reflexão teórica acerca das possibilidades de articulação entre o conceito de interincompreensão e o tratamento da argumentação na Análise do Discurso de linha francesa. Tomando como base Maingueneau (1983, 2005), entendemos a interincompreensão como ausência de compreensão mútua no interdiscurso. A argumentação, por sua vez, é considerada com base em Orlandi (1998) e Amossy (2006, 2007, 2011). A partir da constatação de que a interincompreensão estabelece a impossibilidade de um lugar discursivo acessar outro diferente de si, problematizamos qual seria, então, o papel da argumentação em uma teoria do discurso que não ignora o fato de ser a interpretação dos enunciados do ‘outro’ sempre uma tradução, realizada por meio das regras do ‘mesmo’. Concluímos que a argumentação permanece desempenhando papel de extrema relevância, já que é ela que garante a sobrevivência de cada discurso (ainda que temporariamente), ao mesmo tempo em que participa da ordem da História, sendo esta a responsável pelas transformações nas respostas que se apresentam para satisfazer as vontades de verdade de dada sociedade, em dado momento. Para ilustrar, ao final, apresentamos um caso exemplar em que se evidencia a relação entre interincompreensão, argumentação e ordem da História.
Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.