<b>Questões discursivas para avaliação escolar</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v30i2.425

  • Maria Auxiliadora Bezerra UFCG
Palavras-chave: atividades escolares, tarefas escolares, comandos das questões, características

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever questões discursivas presentes em atividades escolares do Ensino Médio para avaliação da aprendizagem. Foram estudadas, à luz de teorias sobre atividades e tarefas escolares (Chartrand, 2002), sobre elaboração de provas e exercícios (Moretto, 2005; Bloom, 1973) e sobre perguntas de compreensão (Marcuschi, 1996), 93 questões recolhidas nas disciplinas Literatura Brasileira, História e Geografia. Foram descritas questões (des)contextualizadas, propondo, do ponto de vista cognitivo, tarefas funcionais (predominantes), seguidas de formativas e metacognitivas. Seus comandos são dados por meio de pronomes interrogativos (principalmente) e de verbos no imperativo ou no infinitivo. As questões focalizam os conteúdos específicos das disciplinas, privilegiando seus conceitos, e enfatizam o desenvolvimento cognitivo dos alunos, sem relação com aspectos sociais. Parece ser suficiente a demonstração passiva de conhecimentos como resultado de uma aprendizagem correspondente a acúmulo de informações e de um ensino entendido como repasse de dados.

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Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Bezerra, UFCG
Atualmente é professora associada I da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde atua na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Linguagem e Ensino. Currículo Lattes
Publicado
2008-12-15
Como Citar
Bezerra, M. A. (2008). <b>Questões discursivas para avaliação escolar</b&gt; - DOI: 10.4025/actascilangcult.v30i2.425. Acta Scientiarum. Language and Culture, 30(2), 149-157. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v30i2.425
Seção
Linguística

 

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