Entendendo o ‘entendimento’ em aulas de língua inglesa: uma perspectiva interacional multimodal
Resumen
A capacidade de ‘entender’ apresenta enorme relevância em interações em geral, mas, em contextos de ensino e aprendizagem, ganha ainda mais ênfase. Em aulas de língua adicional (LA), o ‘entender’ pode se tornar uma tarefa mais onerosa, visto que a LA pode dificultar o entendimento entre professores e aprendizes. É sobre os momentos singulares de busca deliberada pela construção e/ou certificação de entendimento que este estudo se debruça. A partir de quinze aulas de língua inglesa como LA, gravadas em áudio e vídeo, e amparado pela perspectiva teórico-metodológica da análise da conversa (Sacks, Schegloff, & Jefferson, 1974) multimodal (Streeck, Goodwin, & LeBaron, 2011), este estudo evidencia como aprendizes tornam explícitos e, consequentemente, socialmente observáveis seus entendimentos, a partir da produção de declarações e de demonstrações de entendimento. A investigação pela perspectiva interacional de natureza êmica, sequencial e multimodal também revela como cada um desses fenômenos, tão comuns ao ambiente escolar – i.e., declaração de entendimento vs. demonstração de entendimento –, gera consequências e desfechos interacionais distintos. A partir desses achados, o artigo discute as implicações pedagógicas de cada um dos fenômenos para o processo de ensino e aprendizagem de línguas adicionais.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.