Responsabilidade enunciativa e imputação em cartas de amor
Resumen
Buscamos neste artigo apresentar uma análise quanto aos aspectos argumentativos como a sequencialidade, emergência de acordo com o preferível e marcação da responsabilidade enunciativa/ponto de vista em uma troca de cartas de amor encontradas em inquéritos policiais de suicídio. Para tanto, utilizamos o conceito de responsabilidade enunciativa acrescido nas noções de prise en charge e imputação no sentido de observar marcas argumentativas e definidoras do gênero. Na análise argumentativa partimos da noção de valor embasada em pressupostos da retórica e nova retórica, também presente na Teoria da Argumentação no Discurso. Dados das análises permitiram identificar certo direcionamento quanto à emergência da utilização de valores entre as práticas discursivas e enunciativas como tentativa de possível estabelecimento de acordo sob a ação de linguagem visada (nível N5). Acreditamos que para uma análise do nível da enunciação (N7), a correlação com o conceito de acordo e os acréscimos das noções de imputação e prise en charge funcionaram como critério para observação das representações discursivas e incursões dos PdVs nas trocas de cartas com temática amorosa.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.