Argumentação multimodal: uma proposta teórico-metodológica
uma proposta teórico-metodológica
Résumé
Este trabalho busca demonstrar que a dimensão argumentativa de um texto pode ser engendrada pelo emprego estratégico de diferentes modalidades, apresentando uma perspectiva teórica e também metodológica para a análise de textos argumentativos multimodais. A esse fenômeno em que diferentes modalidades são empregadas no plano cotextual, visando ao convencimento e/ou persuasão do interlocutor, chamamos de ‘argumentação multimodal’. À luz, sobretudo, dos pressupostos teóricos da Teoria Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau, que entende o discurso como o uso da língua situado em um contexto sócio-histórico, associados a estudos que tomam a imagem como objeto de análise (Kress & van Leeuwen, 1996; Santaella, 2012), procuraremos apresentar reflexões e análises que discutem como o material icônico, em textos midiáticos, não apenas ilustra o conteúdo verbal, mas veicula junto a ele um todo coeso e coerente com forte teor argumentativo, buscando orientar o leitor a determinadas conclusões, com exclusão de outras. Para este trabalho, de natureza qualitativa, efetuamos uma revisão de literatura acerca da argumentação e da multimodalidade, unindo as duas noções em análises de textos midiáticos diversos que compõem o nosso corpus. Ao final, demonstramos como a multimodalidade pode se configurar uma estratégia argumentativa e descrevemos três categorias analíticas que podem ser empregadas no estudo de textos multimodais que apresentem uma dimensão argumentativa.
Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.