<b>Leitura e cognição: propósitos de leitura diferentes influem na geração de inferências?</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v30i2.6001
Résumé
O objetivo deste estudo foi investigar se propósitos de leitura diferentes, estudo e lazer, influem na geração de inferências. O estudo envolveu a análise de resultados obtidos após a aplicação do Protocolo de Pausa (Cavalcanti, 1989) adaptado por (Tomitch, 2003), a seis informantes femininas, durante a leitura de dois textos: um, visando à leitura de estudo, extraído da Revista Veja, sobre o plebiscito acerca de armas, que ocorreu em 2005, cujo título é Eu vou ser contra, e o outro, visando leitura de lazer, extraído do site Jornal de Poesia, é uma biografia de Cecília Meirelles. Os resultados indicaram que um número maior de inferências foi gerado para o texto lido com o objetivo de estudo, e as inferências mais frequentes foram, para o texto de estudo: explicações, avaliações e repetições, e para o texto de lazer: explicações, repetições e avaliações.Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.