<b>Leitura e cognição: propósitos de leitura diferentes influem na geração de inferências?</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v30i2.6001

  • Regina Márcia Gerber UFSC
  • Lêda Maria Braga Tomitch UFSC

Résumé

O objetivo deste estudo foi investigar se propósitos de leitura diferentes, estudo e lazer, influem na geração de inferências. O estudo envolveu a análise de resultados obtidos após a aplicação do Protocolo de Pausa (Cavalcanti, 1989) adaptado por (Tomitch, 2003), a seis informantes femininas, durante a leitura de dois textos: um, visando à leitura de estudo, extraído da Revista Veja, sobre o plebiscito acerca de armas, que ocorreu em 2005, cujo título é Eu vou ser contra, e o outro, visando leitura de lazer, extraído do site Jornal de Poesia, é uma biografia de Cecília Meirelles. Os resultados indicaram que um número maior de inferências foi gerado para o texto lido com o objetivo de estudo, e as inferências mais frequentes foram, para o texto de estudo: explicações, avaliações e repetições, e para o texto de lazer: explicações, repetições e avaliações.

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Publiée
2008-12-15
Comment citer
Gerber, R. M., & Tomitch, L. M. B. (2008). <b>Leitura e cognição: propósitos de leitura diferentes influem na geração de inferências?</b&gt; - DOI: 10.4025/actascilangcult.v30i2.6001. Acta Scientiarum. Language and Culture, 30(2), 139-147. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v30i2.6001
Rubrique
Linguistique

 

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