<b>A literatura latino-americana e as alegorias nacionais de <em>Concierto Barroco</em></b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.6376

  • Maryllu Oliveira Caixeta UNESP, Araraquara

Résumé

A identidade problemática da América Latina reflete-se na recorrência do tema na literatura realizada nessa parte do continente. As imagens de Caliban, do antropófago e a atribuição de um sentido barroco à experiência latino americana caracterizam uma parte expressiva da literatura em questão. O Concierto Barroco de Carpentier exemplifica, por meio do personagem Amo, as dificuldades da elite crioula em encontrar uma origem nobre para si na Europa de seus avós e mesmo de identificar-se com ela. O personagem escravo músico Filomeno naturaliza a fabulação, assim como o Amo, e transita abusadamente entre as hierarquias, alegorizando o sentido barroco da identidade em questão. O jazz é o produto crioulo, antropofágico e barroco de negros cuja origem apagada na história foi substituída pela fabulação nos spirituals, num caminho musical que renovou a música moderna no mundo todo. É significativo que Carpentier tenha criado por meio de Filomeno a unidade da experiência americana, cuja fronteira é o México.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur

Maryllu Oliveira Caixeta, UNESP, Araraquara
Doutoranda pela UNESP de Araraquara
Publiée
2011-03-28
Comment citer
Caixeta, M. O. (2011). <b>A literatura latino-americana e as alegorias nacionais de <em>Concierto Barroco</em></b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.6376. Acta Scientiarum. Language and Culture, 33(1), 113-120. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v33i1.6376
Rubrique
Litèrature

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus