Sociolinguística e Sociologia de Bourdieu: negociando fronteiras disciplinares
Résumé
Neste artigo, exploramos as possibilidades de diálogo entre a sociolinguística e a sociologia de Pierre Bourdieu. Partimos das críticas esboçadas pelo sociólogo francês à linguística moderna, notadamente em Language and symbolic power (Bourdieu, 1991) e Economia das trocas linguísticas (Bourdieu, 2008), e retomamos as ponderações de linguistas que destacaram certas limitações de sua teoria para explicar os fenômenos linguísticos. Focalizando a sociolinguística, argumentamos que esses debates devem ser observados no contexto mais amplo, em que se considerem as condições sociais de constituição e desenvolvimento dessa área de pesquisa. Na conclusão, apresentamos, em linhas gerais, alguns estudos sociolinguísticos desenvolvidos em diálogo com a teoria da prática de Bourdieu, visando não somente evidenciar os pontos de confluência entre as disciplinas, mas, sobretudo, fomentar as reflexões teórico-metodológicas pertinentes a essa proposta interdisciplinar. Nesse sentido, embora não seja possível propor uma conjugação harmoniosa de teorias distintas, visando à sua complementaridade, podemos promover a problematização e análise interpretativa dos conceitos fundamentais produzidos em cada campo e negociar os limites disciplinares, na trilha de uma análise da variação linguística que torne mais visíveis as relações entre a língua e as condições práticas de seu funcionamento.
Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.