Pedagogia da produção de podcast no ensino superior: Relações entre fala/oralidade e escrita/letramento
Résumé
De uma perspectiva linguístico-discursiva, este artigo visa discutir possibilidades de usos do podcast para fins acadêmicos, considerando as relações entre fala e escrita e entre práticas sociais de oralidade e de letramento na contemporaneidade. Propõe-se uma reflexão sobre a articulação entre os seguintes temas: (i) relações entre fala e escrita e entre oralidade e de letramento; (ii) desenvolvimento de práticas sociais orais e letradas por meio de usos do podcast no ensino superior; (iii) enfrentamento da desinformação e das fake news, em favor de uma educação científica. Parte-se de um cenário panorâmico de usos e consumidores do podcast no Brasil a fim de situar o interesse social nessa mídia contemporânea que traz traços da comunicação radiofônica. Uma síntese dos conceitos fala e escrita em textos seminais dos estudos linguísticos e de relações desses conceitos com práticas orais e letradas fornece a perspectiva a partir da qual é desenvolvida uma reflexão propositiva sobre criação de podcasts no ensino superior numa conjuntura marcada por esforços em favor da educação científica frente à desinformação e fake news. Nas considerações finais, são sistematizadas contribuições para uma reflexão sobre as relações entre fala/oralidade e escrita/escrita no processo de criação de podcast acadêmico, considerando-se o viés de uma discussão tanto teórica quanto aplicada.
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