<b>Nos limites da permissão: funções exercidas pelos verbos <em>poder</em> e <em>dever</em> no manual de orientação do Fundeb</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.12515

  • Aparecida Feola Sella Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Modalização, poder, dever, manual do FUNDEB

Resumo

Apresentam-se resultados obtidos por meio de pesquisa sobre papel da modalização exercido pelos verbos poder e dever no interior de textos de cunho orientacional. Procurou-se avaliar como esses verbos se inserem na relação entre o ato de permissão ou de possibilidade e o ato de regulação/ordem. Direcionou-se a pesquisa para o Manual do Fundeb, considerando-se a particular função de regular utilização dos recursos públicos por parte dos Estados, Distrito Federal e Municípios, o que caracteriza contexto de interlocução juridicamente estabelecido, e, por conseguinte, resulta em corpus viável para análise do processo de modalização, principalmente em se tratando do plano deôntico. Diante das análises já desenvolvidas, percebeu-se que o verbo poder pode ser utilizado para demarcar para o leitor ações que devem ser seguidas mediante ato de ordem anteriormente estabelecido. Esse ato de ordem é sinalizado pelo verbo dever, por isso a tentativa de demonstrar a relação que há entre esses verbos em textos que regulam ações no domínio do público. Também foi possível perceber que o verbo poder pode orientar o leitor no sentido de que há ressalvas/exceções/possibilidades a partir das ações postas no plano do obrigatório, sentido este demarcado pelo verbo dever.

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Biografia do Autor

Aparecida Feola Sella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
ssui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (1994) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, sintaxe, semântica, argumentação e gramática Currículo Lattes
Publicado
2011-08-08
Como Citar
Sella, A. F. (2011). <b>Nos limites da permissão: funções exercidas pelos verbos <em>poder</em> e <em>dever</em> no manual de orientação do Fundeb</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.12515. Acta Scientiarum. Language and Culture, 33(2), 211-215. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v33i2.12515
Seção
Linguística

 

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