<b>A formação continuada como instrumento mediador de desenvolvimento docente

  • Marilucia Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumen

Este artigo tem o objetivo de investigar a proposta formativa do PDE-Paraná, a fim de compreender se ele se constitui em um bom ensino no sentido vygotskiano do termo, ou seja, se promove o processo de internalização, pelos professores em formação, de novos instrumentos e dos esquemas de utilização dos instrumentos. Para tanto, analisei a proposta teórica elaborada pela Secretaria de Educação do Paraná e sua efetivação prática realizada por uma Instituição de Ensino Superior parceira do programa. O arcabouço teórico fundamenta-se nos preceitos vygotskianos. Os resultados apontaram tensões entre a proposta teórica e sua efetivação prática, apresentando indícios de que o Programa não se constitui em um bom ensino no sentido vygotskiano pleno.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marilucia Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - campus Jacarezinho. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Publicado
2014-02-25
Cómo citar
Striquer, M. S. D. (2014). <b&gt;A formação continuada como instrumento mediador de desenvolvimento docente. Acta Scientiarum. Language and Culture, 36(2), 195-205. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i2.21078
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus