<b>A formação continuada como instrumento mediador de desenvolvimento docente
Resumen
Este artigo tem o objetivo de investigar a proposta formativa do PDE-Paraná, a fim de compreender se ele se constitui em um bom ensino no sentido vygotskiano do termo, ou seja, se promove o processo de internalização, pelos professores em formação, de novos instrumentos e dos esquemas de utilização dos instrumentos. Para tanto, analisei a proposta teórica elaborada pela Secretaria de Educação do Paraná e sua efetivação prática realizada por uma Instituição de Ensino Superior parceira do programa. O arcabouço teórico fundamenta-se nos preceitos vygotskianos. Os resultados apontaram tensões entre a proposta teórica e sua efetivação prática, apresentando indícios de que o Programa não se constitui em um bom ensino no sentido vygotskiano pleno.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.