<b>Fantasmagoria poética: da sensibilidade gótica à moderna poesia autoconsciente

  • Fabiano Rodrigo da Silva Santos Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Palavras-chave: poesia moderna, gótico, fantasmagoria, grotesco, sublime.

Resumo

Estas considerações objetivam demonstrar os vínculos entre os recursos da poética do gótico, propiciadores dos efeitos de mistério, e o procedimento da sugestão, próprio do discurso autoconsciente da poesia moderna. As investigações tomam por objeto os poemas Le chambre gothique, da série Gaspard de la nuit, de Aloysius Bertrand (1895) e ‘Os Olhos’, da coletânea Pedra do Sono, de João Cabral de Melo Neto (1975). Busca-se evidenciar como a poesia gótica dá margem a uma forma de expressão elíptica que pode servir a imperativos da poesia moderna, tais como a busca pela autonomia da imagem poética e a tentativa de plasmar a consciência dos limites expressivos da poesia. Entre o gótico e a poesia moderna, observa-se a composição de um discurso oblíquo, em que os referenciais se mantêm ocultos, obrigando a fruição das imagens do poema como entidades autônomas. A categoria aqui definida como fantasmagoria poética emerge quando tais imagens articulam com a expressão sugestiva um sistema de representação que favorece o sobrenatural, o macabro e o sinistro. A partir da fantasmagoria poética, por fim, pretende-se explorar a permanência, na modernidade, de reminiscências das expressões mais extremadas do romantismo, enfeixadas pelo gênero gótico.

 

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Biografia do Autor

Fabiano Rodrigo da Silva Santos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Professor Assiste-Doutor de Literatura Brasileira, Departamento de Literatura, UNESP, Faculdade de Ciências e Letras Campus de Assis.
Publicado
2018-02-22
Como Citar
Santos, F. R. da S. (2018). <b&gt;Fantasmagoria poética: da sensibilidade gótica à moderna poesia autoconsciente. Acta Scientiarum. Language and Culture, 40(1), e35215. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.35215
Seção
Literatura

 

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