Um outro amor: uma leitura de <i>Amor de Clarice</i>, de Rui Torres
Resumo
A leitura de Amor de Clarice, de Rui Torres, impõe pelo menos dois constrangimentos à análise crítica. Um deles relaciona-se com o fato de que a peça submete a leitura, desde o título, à estética clariceana, quando elege como ponto de partida da criação o conto de Clarice Lispector, publicado em Laços de família, em 1960. O outro, diz respeito às dificuldades que a criação digital impõe à leitura literária, no que diz respeito a sua formalização material, e que exige mecanismos de análise atentos à configuração hipertextual, bem como à convivência da linguagem verbal com outras linguagens. Este ensaio parte do pressuposto de que ambos os constrangimentos podem ser elaborados criticamente e usados como ferramentas de análise: os significados consolidados do conto de Clarice Lispector podem ser lidos como elementos que ‘desprogramam’ (Machado, 2007) a técnica digital, empregada na formalização material de Amor de Clarice, ao mesmo tempo em que essa formalização material poderia ser identificada como o que possibilita deslocar e ampliar os significados do conto clariceano. A análise do objeto em questão está amparada pelas reflexões de Marku Eskelinen (2012) sobre a intertextualidade no contexto da cibertextualidade e nas de George Landow (1994; 2009), sobre o hipertexto.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







6.png)






