Um outro amor: uma leitura de <i>Amor de Clarice</i>, de Rui Torres

  • Rejane Cristina Rocha Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: literatura digital, intertextualidade, hipermídia, desprogramação da técnica.

Resumo

A leitura de Amor de Clarice, de Rui Torres, impõe pelo menos dois constrangimentos à análise crítica. Um deles relaciona-se com o fato de que a peça submete a leitura, desde o título, à estética clariceana, quando elege como ponto de partida da criação o conto de Clarice Lispector, publicado em Laços de família, em 1960. O outro, diz respeito às dificuldades que a criação digital impõe à leitura literária, no que diz respeito a sua formalização material, e que exige mecanismos de análise atentos à configuração hipertextual, bem como à convivência da linguagem verbal com outras linguagens. Este ensaio parte do pressuposto de que ambos os constrangimentos podem ser elaborados criticamente e usados como ferramentas de análise: os significados consolidados do conto de Clarice Lispector podem ser lidos como elementos que ‘desprogramam’ (Machado, 2007) a técnica digital, empregada na formalização material de Amor de Clarice, ao mesmo tempo em que essa formalização material poderia ser identificada como o que possibilita deslocar e ampliar os significados do conto clariceano. A análise do objeto em questão está amparada pelas reflexões de Marku Eskelinen (2012) sobre a intertextualidade no contexto da cibertextualidade e nas de George Landow (1994; 2009), sobre o hipertexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Cristina Rocha, Universidade Federal de São Carlos
Docente associada do Departamento de Letras da UFSCar, onde atua na área de Literaturas de Língua Portuguesa. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, na mesma IES.
Publicado
2019-04-05
Como Citar
Rocha, R. C. (2019). Um outro amor: uma leitura de <i>Amor de Clarice</i&gt;, de Rui Torres. Acta Scientiarum. Language and Culture, 41(1), e42964. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i1.42964
Seção
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus