A subversão da personagem feminina em The bloody chamber and other stories, de Angela Carter
Resumen
O presente artigo se dedica ao estudo da obra The bloody chamber and other stories (O quarto do barba-azul e outras histórias) (1989) da escritora inglesa Angela Carter (1940-1992). Para esta pesquisa foram distribuídas, ao longo de três seções, análises dos contos presentes na obra com embasamento teórico em Toril Moi e em Elaine Showalter. São discutidas a resiliência das protagonistas femininas, primordialmente autossuficientes, a relação dessas personagens com a questão financeira e o contexto familiar que as envolvem. Nesse viés, o objetivo da pesquisa foi apontar e analisar como a autora descontrói e subverte a imagem feminina propagada pela sociedade patriarcal, considerando aspectos que perpassam todo constructo textual. Desse modo, torna-se possível verificar a proposta desmistificadora de Carter na obra em questão, visto que a estruturação da narrativa é utilizada para a construção de personagens detentoras de autonomia e liberdade. Isso faz com que as protagonistas dos contos se posicionem contrariamente aos estereótipos patriarcais, vislumbrando o estabelecimento de novas histórias com mulheres autênticas e empoderadas.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.