A criança e a interação conversacional: uma execução orquestral
Resumen
O tema de investigação neste artigo é a busca de adaptação do discurso da criança em relação ao discurso do outro na vivência da experiência de aquisição da linguagem. Parte-se da ideia de que, ao participar da conversação, os falantes constroem suas manifestações discursivas tematicamente centradas, o que permite a analogia com a ‘orquestra’, um trabalho comum sendo orquestrado por todos que participam da interação. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar como a criança adapta o seu discurso em relação ao discurso do outro de forma a se inserir na orquestra regida pela conversação. São conceitos fundamentais na investigação da questão as ideias de orientação da palavra em função do outro e orientação apreciativa, advindas da Teoria Dialógica do Discurso. Analisam-se eventos interacionais vivenciados por uma criança na faixa etária dos dois anos e três meses a dois anos e seis meses, envolvendo uma criança mais velha e um adulto. A análise permite afirmar que a criança assume papéis particulares nas interações vivenciadas com o outro, os quais apontam para um deslocamento de situações sociais já vividas em outras enunciações para a especificidade do aqui-agora da situação mais imediata, o que se dá sempre em relação à situação social vivenciada e por meio de uma orientação apreciativa da palavra do outro.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.