Concepções de letramentos subjacentes às atividades do livro didático four skills 2 produzido por professores em formação inicial
Resumo
A formação inicial de professores deve elucidar a relação contínua entre teoria e prática, evidenciando que a produção de conhecimento científico deve ser entendida como indissociável das práticas docentes. Entretanto, relacionar aspectos teóricos e práticos configura-se como um letramento complexo para professores em formação inicial. Investigações (Motta-Roth, 2008a) revelam as dificuldades enfrentadas para a transposição de teorias da linguagem para a construção de abordagens de ensino de línguas e, estas, em materiais didáticos (Nascimento, 2017). Diante disto, o presente artigo tem como objetivo discutir os resultados obtidos na análise das concepções de letramento subjacentes às atividades de uma unidade do livro didático Four skills 2 (Schiefelbein, Duarte, & Nascimento, 2018), produzido por professores em formação inicial, em um projeto de extensão, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como referencial teórico de análise, utilizamos as concepções de letramento discutidas por Rojo (2004), Motta-Roth (2008a) e Freire (2001), sendo elas: letramento como a) processamento de decodificação; b) processamento cognitivo; e c) processamento crítico. Os resultados indicam uma recorrência maior de atividades que exploram o letramento como processamento crítico (51,51%), focalizando questões contextuais relacionadas aos textos e seus aspectos críticos e reflexivos, seguido de atividades que exploram o processamento cognitivo (48,48%), evidenciando a localização e/ou cópia de informações.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.