Espaço biográfico, autobiografia e gênero: ampliando fronteiras com Orlando: uma biografia, de Virginia Woolf

  • José Pedro de Carvalho Neto Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Élida Paulina Ferreira Universidade Estadual de Santa Cruz

Résumé

Desde sua criação, em 1928, Orlando: a biography, de Virginia Woolf, levanta muitos debates a respeito da questão de gênero, já que seu/sua personagem homônimo/a passa por uma transformação sexual. Neste texto, tratamos dos limites da noção de espaço biográfico, no seu cruzamento com o conceito de (auto)biografia, e da indecidibilidade e entrelugar dos gêneros, literário e sexual, considerando a perspectiva ‘trans’ mobilizada na obra de Woolf. O artigo está dividido em três partes. Na primeira, exploramos a temática do espaço (auto)biográfico a partir das contribuições de Lejeune (2008), Arfuch (2010a, 2010b), Derrida (1985a) e Derrida et al. (1985b). Na segunda, apresentamos a noção ‘lei do gênero’, de Derrida (2011), para tratar da relação entre os gêneros literário e sexual. Na terceira, mostramos os trânsitos entre os gêneros dos sujeitos e dos textos envolvidos no trabalho de Woolf. Considerando o pensamento da desconstrução, constatamos que Orlando transita entre diferentes gêneros e desafia seus limites estanques, e que também há uma relação entre os gêneros literário e sexual, pois a não unicidade de gênero de Orlando (personagem) problematiza o gênero literário (auto)biografia. Concluímos que Woolf/Orlando borra as fronteiras dos gêneros, desafiando o leitor a autenticar sua assinatura.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

José Pedro de Carvalho Neto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. 

Élida Paulina Ferreira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente na área de tradução, numa interface com a desconstrução de Jacques Derrida. Atua, ainda, na área de ensino de Língua Estrangeira.

Publiée
2020-07-30
Comment citer
de Carvalho Neto, J. P., & Paulina Ferreira, Élida. (2020). Espaço biográfico, autobiografia e gênero: ampliando fronteiras com Orlando: uma biografia, de Virginia Woolf. Acta Scientiarum. Language and Culture, 42(2), e53263. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v42i2.53263
Rubrique
Litèrature

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus