As aulas remotas emergenciais nas Letras e a interpassividade: lições da pandemia
Resumo
Embora o momento inicial das aulas remotas emergenciais no curso de Letras tenha feito surgir o problema dos alunos de graduação que não podem, ou não desejam, ligar a câmera, criando um vazio na tela para a qual o docente deve se dirigir, esse comportamento não é simples questão de imaturidade dos discentes. O pensamento de Žižek (2010) pode lançar luzes sobre tal questão: é uma forma de interpassividade, que é o ato de colocar ou de enviar outrem para ser passivo no meu lugar, como quando, durante um episódio de comédia televisiva, ouvem-se risadas gravadas ao final de cada piada. A gravação recebe a piada e ri por mim, desobrigando-me de fazê-lo. Para aprofundar a questão, é verificável que os docentes também se envolveram, num momento anterior, num comportamento descrito por Lacan, chamado pseudoatividade. Esta vem a ser a dedicação a um número grande de atividades cujo objetivo final, com ou sem o conhecimento de quem as pratica, é manter as estruturas vigentes inalteradas, ou o mais próximo possível disso. O objetivo deste artigo é mostrar como esses comportamentos, geralmente correlatos, podem funcionar de maneira inesperada durante a vigência do ERE, e por que a ansiedade gerada pela tela do computador cheia de logins com câmeras fechadas na sala de aula virtual é tão devastadora.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.