Terminologia em língua brasileira de sinais: um paradigma em construção na área da saúde
Resumo
Neste artigo, discutimos a importância da Terminologia em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto da Saúde, apresentando diferenças entre terminologias em línguas orais e de sinais. O estudo que apresentamos é resultado de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Roraima, como Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como objetivo sugerir sinais-termo específicos da área da Saúde no contexto de Boa Vista, capital de Roraima. A base teórica que utilizamos lança mão de estudos voltados à área de Terminologia em Línguas de Sinais, dando ênfase aos sinais-termo, conforme defendido por Prometi e Costa (2018), entre outros autores. A pesquisa foi motivada pela falta de sinais-termo ou sinais específicos na área da Saúde, em particular no atendimento a pessoas surdas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Buritis. Para isso, um profissional da saúde, entrevistado por nós, que detém o conhecimento específico dos conceitos trabalhados, juntamente com quatro surdos – responsáveis pela criação dos sinais-termo – foram entrevistados, o que possibilitou a análise e registro dos referidos sinais.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.