<b>Leitura interdisciplinar da literatura infantojuvenil</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v34i1.9732

  • Carlos Magno Gomes Universidade Federal de Sergipe - UFS

Resumen

Este artigo traz uma proposta de leitura interdisciplinar a partir da exploração da paródia como roteiro de leitura do texto infantojuvenil. Por sua dualidade, a paródia tanto dialoga com o passado cultural, quanto faz um autoquestionamento da forma como é narrada. Como exemplo, analisa-se a forma paródica como a mulher questiona o espaço patriarcal no conto A moça tecelã, de Marina Colasanti. Metodologicamente, propõe-se a formação crítica do leitor a partir de uma leitura híbrida dos elementos culturais, considerando os conceitos de paródia e ironia propostos por Umberto Eco e Linda Hutcheon.

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Biografía del autor/a

Carlos Magno Gomes, Universidade Federal de Sergipe - UFS
Prof. Adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Dr. em literatura pela UNB com pós-doutorado em Letras Vernáculas pela UFRJ. Editor do periódico Interdisciplinar.
Publicado
2011-12-21
Cómo citar
Gomes, C. M. (2011). <b>Leitura interdisciplinar da literatura infantojuvenil</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v34i1.9732. Acta Scientiarum. Language and Culture, 34(1), 17-22. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v34i1.9732
Sección
Literatura

 

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