Indexadores
Redes Sociais
POLÍTICA DE ACESSO ABERTO
O periódico Arquivos do Mudi é publicada sob o modelo Acesso Aberto e permite a qualquer um a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 4.0.
APCs (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO) E TAXA DE SUBMISSÃO
A Arquivos do Mudi não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.
POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA
A revista arquivos do Mudi segue as normativas estabelecidas pelo Código de Conduta e Diretrizes de Boas Práticas para Editores de Revistas (https://publicationethics.org/). Enfatizamos nossa política antiplágio por meio do uso do software Turntin com limite de 5% de similaridades. Artigos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:
Com o objetivo de evitar a endogenia e ampliar a diversidade dos autores publicados exigimos que, após publicação na revista, os autores aguardem no mínimo 1 ano até publicarem novamente qualquer outro artigo no períodico.
Além disso, favor obervar:
- Artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;
- Na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;
- Todos os autores devem atender aos critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;
- A aprovação final do artigo será feita pelos editores e pelo conselho editorial.
Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:
a) Os editores avaliarão os manuscritos com o sistema CrossCheck logo após a submissão. Primeiramente será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;
b) Após esta análise inicial, cabe aos editores e ao conselho editorial decidir se o manuscrito será ou não enviado para avaliação e revisão por pares;
c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser reavaliados, caso haja necessidade.
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: Leia as informações que seguem e envie seu arquigo de acordo com o seguinte TEMPLATE
1. O arquivo mudi, ISSN 1980-959x (on-line), é uma publicação quadrimestral da Universidade Estadual de Maringá.
2. O periódico Arquivos do Mudi publica artigos de interesse para professores do Ensino Infantil, Fundamental, Médio, Superior e Educação Especial, abordando as Ciências em geral. Poderão ser submetidos artigos originais, de revisão, contendo jogos matemáticos ou práticas de laboratório e notas não submetidos a outros periódicos relacionado às Ciências, Matemática e Educação. Os artigos são avaliados pelo corpo editorial quanto a sua adequação ao escopo da revista. Todos os trabalhos submetidos passarão por dois revisores com experiência no tema e em educação, e caso haja discrepância entre os pares, um terceiro revisor é solicitado. O artigo será aceito se houverem dois pareceres favoráveis e será rejeitado caso haja dois pareceres forem desfavoráveis.
3. Os autores se obrigam a declarar que seu manuscrito é um trabalho original e que não está sendo submetido, em parte ou no todo, à análise para publicação em outro meio de divulgação científica, sob pena de exclusão. Esta declaração encontra-se disponível no endereço: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/about/submissions. Declaração de Originalidade.
4. Os dados, ideias, opiniões, conceitos emitidos nos artigos e a exatidão das referências são de total responsabilidade do(s) autor(es). A citação de produtos e/ou marcas comerciais não implica em indicação de uso pelo Conselho Editorial da revista.
5. Os resultados apresentados nos manuscritos deverão basear-se no uso de técnicas mais atuais e indicadas à pesquisa. Toda pesquisa envolvendo seres humanos ou animais deverá apresentar o número de aprovação do Comitê de Ética e Biossegurança da instituição à qual o estudo foi realizado.
6. Os artigos submetidos deverão ser em escritos em português e deverão apresentar o título, o abstract e keywords em inglês, conforme Template.
7. Os artigos deverão ser submetidos pela internet, acessando o Portal de Periódicos da UEM, no endereço: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/about/submissions.
8. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo. O revisor deve informar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderão influenciar a análise do manuscrito, e deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.
9. Estão listadas abaixo a Formatação e outras convenções que deverão ser seguidas:
a) No processo de submissão, deverão ser inseridos os nomes completos dos autores, número identificador (ID) do ORCID, seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência.
b) Os artigos deverão ser subdivididos com os seguintes subtítulos: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Material e métodos, Resultados e/ou Discussão, Conclusão, Agradecimentos (opcional) e Referências. Esses itens deverão estar em caixa alta e em negrito e não deverão ser numerados.
c) O título, com no máximo 20 palavras, deverá ser preciso.
d) O resumo e o Abstract (de 100 a 250 palavras), deverá conter informações sucintas sobre o objetivo da pesquisa, os materiais experimentais, os métodos empregados, os resultados e a conclusão. Citar até 5 palavras-chave e 5 keywords de acordo com o DECS (https://decs.bvsalud.org/) ou MeSH (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/).
e) Os artigos deverão ter de 12 a 20 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências. Deverão ser escritos em espaço 1,5 linhas e ter suas páginas numeradas. O trabalho deverá ser editado no Word, ou compatível, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12.
f) O trabalho deverá ser formatado em A4 e as margens inferior, superior, direita e esquerda deverão ser de 2,5 cm.
g) O arquivo contendo o trabalho que deverá ser anexado (transferido), durante a submissão, não poderá ultrapassar o tamanho de 2 MB, nem poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção propriedades do Word.
h) Tabelas, figuras e gráficos deverão ser inseridos no texto, logo depois de citados.
i) As figuras e as tabelas não deverão ultrapassar 17 cm de largura. Nas figuras o título deve aparecer abaixo das mesmas e nos quadros ou tabelas acima.
j) As figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpg ou png. Ilustrações em cores serão aceitas para publicação.
k) Deverá ser adotado o Sistema Internacional (SI) de medidas.
l) A revista aceitará o índice máximo de 5% de autocitação e recomenda que a maioria das referências bibliográficas utilizadas sejam de artigos listados na base ISI Web of Knowledge, Scopusou SciELO com até 10 anos. Recomenda-se preferir citações de artigos internacionais. Vale salientar que não serão aceitas nas referências citações de monografias, dissertações e teses, anais, resumos, resumos expandidos, jornais, magazines, boletins técnicos e documentos eletrônicos.
m) As citações deverão seguir os exemplos abaixo, que se baseiam na norma da Associação Brasileira de Normas técnicas . Para citação no texto, usar o sobrenome e ano: Lopes (2005) ou (Lopes, 2005); para até tres autores: Souza ; Silva (2010) . Acima de quatro: Wayner et al. (2007)
Citações:
Todas as citações presentes no texto devem fazer parte das referências e seguir o sistema autor-data (NBR 10520, ago. 2002). Nas citações onde o sobrenome do autor estiver fora de parênteses, escrever-se-á com a primeira letra maiúscula e o restante minúscula e, quando dentro de parênteses, todas maiúsculas, da forma que segue:
1. Citação direta com até três linhas - o texto deve estar entre aspas.
Ex.: Segundo Uchimura et al. (2004, p. 65) “ o risco de morrer por câncer de cérvice uterina está aumentado a partir dos 40 anos ”.
2. Citação direta com mais de 3 linhas - deve ser feito recuo de 4 cm, letra menor que o texto, sem aspas. Ex.:
O comércio de plantas medicinais e produtos fitoterápicos encontra-se em expansão em todo o mundo em razão a diversos fatores,
como o alto custo dos medicamentos industrializados e a crescente aceitação da população em relação a produtos naturais.
[...] grande parte da população faz uso de plantas medicinais, independentemente do nível de escolaridade ou padrão econômico (MARTINAZO; MARTINS, 2004, p. 5).
3. Citação indireta - o nome do autor é seguido pelo ano entre parênteses. Ex.: Para Lianza (2001), as DORT frequentemente são causas de incapacidade laborativa temporária ou permanente.
4. Citação de citação - utiliza-se a expressão apud., e a obra original a que o autor consultado está se referindo deve vir em nota de rodapé.
Ex.: O envelhecimento é uma realidade que movimenta diversos setores sociais (GURALNIK et al. apud IDE et al., 2005)
5. Citação com até três autores deve aparecer com ponto e vírgula entre os autores, exemplo: (SILVA; CAMARGO; SOUZA, 2010)
6. A citação com mais de três autores deve aparecer o nome do primeiro autor seguido da expressão et al. (SILVA et al. 2010)
Referências:
As Referências devem ser apresentadas em ordem alfabética de sobrenome e todos os autores incluídos no texto deverão ser listados.
As referências devem ser efetuadas conforme os exemplos abaixo, baseados na NBR 6023, ago. 2002. Para trabalhos com até três autores, citar o nome de todos; acima de três, citar o primeiro seguido da expressão et al.
1) Artigos de periódico
MORAIS, I. J.; ROSA, M. T. S.; RINALDI, W. O treinamento de força e sua eficiência como meio de prevenção da osteoporose. Arq. Ciênc. Saúde Unipar, v. 9, n. 2, p. 129-134, 2005.
OBICI, A. C. et al. Degree of conversion and Knoop hardness of Z250 composite using different photo-activation methods. Polymer Testing, v. 24, n. 7, p. 814-818, 2005.
2) Livros - Autor de todo o livro
BONFIGLIO, T. A.; EROZAN, Y. S. Gynecologic cytopathology. New York: Lippincott Raven, 1997. 550 p.
SILVA, P. Farmacologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. 1314 p.
3) Livro - Autor de capítulo dentro de seu próprio livro
SILVA, P. Modelos farmacocinéticos. In: _____. Farmacologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. p. 16-17.
4) Livro - Autor de capítulo dentro de um livro editado por outro autor principal
CIPOLLA NETO, J.; CAMPA, A. Ritmos biológicos. In: AIRES, M. M. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991. p. 17-19.
5)Periódico on-line
KNORST, M. M.; DIENSTMANN, R.; FAGUNDES, L. P. Retardo no diagnóstico e no tratamento cirúrgico do câncer de pulmão. Journal Pneumologia, v. 29, n. 6, 2003. Disponível em : http://www.scielo.br/. Acesso em: 10 jun. 2004.
6) Entidade Coletiva
BRASIL. Ministério da Saúde, Instituto do Câncer, Coordenação de Controle de Câncer (Pro-Onco), Divisão da Educação. Manual de orientação para o Dia Mundial sem Tabaco. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Câncer. 1994. 19 p.
7) Documentos de acesso exclusivo em meio eletrônico
JORGE, S. G. Hepatite B. Portal : Hepcentro, 2007 . Disponível em: http://www.hepcentro.com.br/hepatite_b.htm. Acesso em: 23 abr. 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Datasus: informações de saúde. Disponível em: www.datasus.gov.br/tabnet/tabnet.htm. Acesso em: 10 fev. 2006.
8) Documentos jurídicos
BRASIL. Lei no 10216, de 6 de abril de 2001. Estabelece a reestruturação da assistência psiquiátrica brasileira. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 abr. 2001.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.

Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.