SISTEMAS TERAPÊUTICOS TRANSDÉRMICOS
Resumo
Na tentativa de resolver algumas das limitações das formas farmacêuticas convencionais, como os intervalos de administração inconvenientes, doses repetidas, fármacos desativados ou neutralizados no estômago, intestino ou fígado antes de alcançarem a corrente sangüínea, ocasionando baixa disponibilidade, é que surgiram os sistemas terapêuticos transdérmicos. Estes buscam manter o nível plasmático da droga por um maior período, propiciando liberação controlada e prolongada de substâncias ativas, sem a necessidade de uma agulha ou cânula para injetá-las na circulação sistêmica. O desenvolvimento desses sistemas é um desafio, já que a pele é uma barreira natural contra microorganismos e substâncias estranhas, justificando muitas vezes o uso de promotores de permeação, que desestruturam a camada mais externa da pele (estrato córneo), possibilitando assim uma efetiva. Esses promotores se classificam em químicos ou físicos de acordo com o mecanismo de ação. Os transdérmicos podem ser classificados de acordo com disposição do fármaco no adesivo, sistemas contendo o fármaco no adesivo multilaminado, sistemas de reservatório e sistemas matriciais. O objetivo desta revisão é contribuir para maior esclarecimento sobre os dipositivos transdérmicos, ressaltando de uma maneira geral a estrutura, permeação e aplicações dos mesmos.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
