CURSO DE MELIPONICULTURA, UMA REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA CONCRETA NO ENSINO E USO SUSTENTÁVEL DA DIVERSIDADE DE ABELHAS NA AMAZÔNIA
Resumo
A Meliponicultura, nome dado à criação de abelhas sem ferrão (Hymenoptera: Meliponini), é uma atividade que está sendo difundida no estado do Amazonas, a pequenos produtores. Esta prática pode contribuir para o desenvolvimento sustentável, favorecendo, economicamente, ribeirinhos, comunidades indígenas e produtores rurais. O propósito deste trabalho foi analisar os Cursos de Meliponicultura oferecidos pelo Grupo de Pesquisas em Abelhas (INPA-Manaus) e interpretar a profundidade e adequação destes conteúdos no aprendizado teórico-prático dos alunos. A orientação para a implementação desta atividade trouxe à tona ponderações quanto à importância pedagógica do ensino da Ciência e considerações sobre a inserção da tecnologia obtida em Institutos e Universidades para a comunidade, formando indivíduos questionadores, conscientes e atentos à degradação do ambiente.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
