CORRELAÇÃO ENTRE ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL DAS ABELHAS SEM FERRÃO (MELIPONINAE) E DA ESPÉCIE HUMANA UTILIZADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
A estratégia da Educação Ambiental relaciona-se não somente com a passagem de informações, mas também com a aplicação dessas informações, através da mudança de comportamento e atitudes em relação aos problemas ambientais. Pensando nessas premissas foi proposto um trabalho estabelecendo-se uma correlação entre vários aspectos da organização social da espécie humana e das abelhas sem ferrão, na tentativa mostrar aos alunos a possibilidade dos seres humanos terem uma sociedade mais organizada. Com esse intuito foi ministrado um total de 28 horas/aula, a alunos da 4ª série do Ciclo I do Ensino Fundamental, de uma Escola Particular da cidade de Franca/SP. Os alunos foram levados até a Trilha Ecológica do Meliponário da Universidade de Franca, onde existem vários ninhos de abelhas. Estes ninhos puderam ser observados, no sentido de reforçar os conceitos trabalhados em sala de aula. Os alunos puderam conhecer a organização social das abelhas e, posteriormente, efetuar reflexões sobre o papel de cada um deles na sociedade. Desta maneira, pode-se comprovar a importância de se estabelecer correlações entre os conceitos teóricos e o dia-a-dia dos alunos nos métodos de ensino-aprendizagem.Downloads
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