CORRELAÇÃO ENTRE ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL DAS ABELHAS SEM FERRÃO (MELIPONINAE) E DA ESPÉCIE HUMANA UTILIZADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • Tamila Ferreira Gasparini Bióloga pela Universidade de Franca
  • Tatiana Batista Rodrigues Bióloga pela Universidade de Franca
  • Fernanda Helena Nogueira Ferreira Bióloga pela Universidade de Franca

Resumo

A estratégia da Educação Ambiental relaciona-se não somente com a passagem de informações, mas também com a aplicação dessas informações, através da mudança de comportamento e atitudes em relação aos problemas ambientais. Pensando nessas premissas foi proposto um trabalho estabelecendo-se uma correlação entre vários aspectos da organização social da espécie humana e das abelhas sem ferrão, na tentativa mostrar aos alunos a possibilidade dos seres humanos terem uma sociedade mais organizada. Com esse intuito foi ministrado um total de 28 horas/aula, a alunos da 4ª série do Ciclo I do Ensino Fundamental, de uma Escola Particular da cidade de Franca/SP. Os alunos foram levados até a Trilha Ecológica do Meliponário da Universidade de Franca, onde existem vários ninhos de abelhas. Estes ninhos puderam ser observados, no sentido de reforçar os conceitos trabalhados em sala de aula. Os alunos puderam conhecer a organização social das abelhas e, posteriormente, efetuar reflexões sobre o papel de cada um deles na sociedade. Desta maneira, pode-se comprovar a importância de se estabelecer correlações entre os conceitos teóricos e o dia-a-dia dos alunos nos métodos de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Tamila Ferreira Gasparini, Bióloga pela Universidade de Franca
Bióloga pela Universidade de Franca

Tatiana Batista Rodrigues, Bióloga pela Universidade de Franca
Bióloga pela Universidade de Franca
Fernanda Helena Nogueira Ferreira, Bióloga pela Universidade de Franca
Bióloga pela Universidade de Franca
Publicado
2012-11-19
Como Citar
1.
Gasparini TF, Rodrigues TB, Ferreira FH N. CORRELAÇÃO ENTRE ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL DAS ABELHAS SEM FERRÃO (MELIPONINAE) E DA ESPÉCIE HUMANA UTILIZADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. arqmudi [Internet]. 19º de novembro de 2012 [citado 6º de setembro de 2025];12(1):15-2. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/19209
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior