POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DO RÁDIO

  • Marcelo Henrique Galdioli Universidade Estadual de Maringá
  • Marcílio Hubner de Miranda-Neto Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O presente trabalho resultou de uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo reunir informações referentes à história do rádio no Brasil, bem como a promoção de reflexões sobre o seu papel como meio de popularização da ciência e construção de uma cultura científica. Verificamos que entre os principais objetivos da implantação da radiodifusão no Brasil no ano de 1923, estabelecidos pelo antropólogo e educador Edgard Roquete Pinto estavam: “levar a todos os lares brasileiros o conforto moral da ciência e da arte” e fazer do rádio um veículo voltado à educação e ao ensino, ou seja, “a escola dos que não tiveram escola”. Propósito semelhante está previsto na lei 4.117, de 27 de agosto de 1962 em seu artigo 38 parágrafo d. Por outro lado os primeiros programas foram escritos, produzidos e apresentados por membros da Academia Brasileira de Ciências que atuaram como os primeiros radialistas, ainda que amadores, usando o microfone para dar cursos e palestras de acordo com sua especialidade, entretanto na atualidade verifica-se que são poucos os cientistas que se propõe a atuar como comunicadores das ciências, há também uma grande escassez de programas que promovam a popularização dos conhecimentos científicos. Por outro lado, ganha força à utilização do rádio para veiculação de comerciais, promoção de políticos e idéias religiosas, tanto que 45% das emissoras pertencem a políticos, 25% a seitas religiosas, 10% a igreja católica e 20% a emissoras comerciais independentes

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Biografia do Autor

Marcelo Henrique Galdioli, Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Maringá
Marcílio Hubner de Miranda-Neto, Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Maringá
Publicado
2012-11-19
Como Citar
1.
Galdioli MH, Miranda-Neto MH de. POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DO RÁDIO. arqmudi [Internet]. 19º de novembro de 2012 [citado 6º de setembro de 2025];12(1):23-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/19210
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior