SOROPREVALÊNCIA DA HEPATITE C EM PACIENTES SOB TRATAMENTO DE DIÁLISE DA REGIÃO DE TOLEDO, PARANÁ
Resumo
A hepatite C é um dos problemas mais sérios de Saúde Pública no Brasil, sendo a causa mais freqüente de doença hepática em pacientes com insuficiência renal crônica, submetidos à hemodiálise. A disseminação do vírus da hepatite C (VHC) pode estar relacionada à dificuldade de diagnóstico da infecção, sobretudo nas fases iniciais quando ainda não ocorreu soro-conversão. Considerando que a prevalência de hepatite C é alta nestes pacientes, o conhecimento de fatores relacionados à infecção pelo VHC é essencial para o controle desta infecção. O objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência da infecção pelo VHC em pacientes renais crônicos submetidos à diálise ecorrelacioná-la com os fatores de risco. Para este fim, os prontuários de 140 pacientes foram avaliados, no período de 2000 a 2004, em uma clínica de diálise do município de Toledo, Paraná. Os resultados dos exames de anticorpos anti-VHC destes pacientesforam relacionados com os prováveis
fatores de risco a que eles estavam expostos. Os resultados mostraram alta prevalência de hepatite C em pacientes sob diálise (13,57%), sendo que os principais fatores de para os pacientes renais crônicos em diálise são: a transfusão sanguínea (p= 0,0008 e Odds ratio= 0,1082); o tempo de tratamento de diálise (p<0,0001 e Odds ratio= 0,1296), e a hemodiálise (p= 0,0956 e Odds ratio= 4,926) em comparação a peritoneal.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
