ANÁLISE DE NECESSIDADES NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

  • Francisco Sacristán Romero Professor Titular interino do Departamento de Historia de la Comunicación Social de la Universidad Complutense de Madrid
Palavras-chave: análise de necessidades, centros educacionais, organizações

Resumo

Apesar do conceito “análise de necessidades” parecer relativamente novo dentro do âmbito da educação, ele tem sido informalmente desde sempre aplicado. O aprofundamento sobre as necessidades é um poderoso instrumento que permite averiguar “o quê” o “cliente” necessita para poder lhe vender. A utilização desta terminologia comercial se torna cada vez mais adequada, uma vez que as instituições educacionais “vendem” um produto muito especial – a educação – a um cliente,
também, muito peculiar – o estudante. Neste trabalho procuramos dar respostas às muitas das indagações de docentes que, como no meu caso, sempre procuram ir mais além nessa relação tão complicada que é a de professor-aluno. Para tanto, utilizei uma metodologia própria das Ciências
Sociais, baseada no estudo geral de necessidades de uma organização, ainda que sempre pensando nos centros educacionais.

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Biografia do Autor

Francisco Sacristán Romero, Professor Titular interino do Departamento de Historia de la Comunicación Social de la Universidad Complutense de Madrid
Professor Titular interino do Departamento de Historia de la Comunicación Social de la Universidad Complutense de Madrid
Publicado
2013-03-03
Como Citar
1.
Romero FS. ANÁLISE DE NECESSIDADES NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. arqmudi [Internet]. 3º de março de 2013 [citado 26º de setembro de 2025];10(3):36-2. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/19987
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior