ANÁLISE DE NECESSIDADES NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Resumo
Apesar do conceito “análise de necessidades” parecer relativamente novo dentro do âmbito da educação, ele tem sido informalmente desde sempre aplicado. O aprofundamento sobre as necessidades é um poderoso instrumento que permite averiguar “o quê” o “cliente” necessita para poder lhe vender. A utilização desta terminologia comercial se torna cada vez mais adequada, uma vez que as instituições educacionais “vendem” um produto muito especial – a educação – a um cliente,também, muito peculiar – o estudante. Neste trabalho procuramos dar respostas às muitas das indagações de docentes que, como no meu caso, sempre procuram ir mais além nessa relação tão complicada que é a de professor-aluno. Para tanto, utilizei uma metodologia própria das Ciências
Sociais, baseada no estudo geral de necessidades de uma organização, ainda que sempre pensando nos centros educacionais.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
