A UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GENÉTICA - EXEMPLO DE REPRESENTAÇÃO DE COMPACTAÇÃO DO DNA EUCARIOTO

  • Lourdes Aparecida Della Justina Professora Assistente de Metodologia e Prática do Ensino de Biologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Cascavel, PR
  • Marcio Ricardo Ferla Técnico do Laboratório de Ensino da UNIOESTE
Palavras-chave: processo de ensino e aprendizagem, modelo didático, DNA eucarioto

Resumo

Neste artigo propõe-se a utilização de modelos didáticos para o ensino de biologia, pois a visualização de uma estrutura em três dimensões, podendo facilitar o processo de ensino e  aprendizagem nos diferentes níveis de ensino. Os modelos didáticos são representações, confeccionadas a partir de
material concreto, de estruturas ou partes de processos biológicos. Com o objetivo de construir um modelo didático de fácil acesso, confecção, aplicação e durabilidade, vários materiais foram testados. A estrutura escolhida para a representação foi a de “compactação de DNA eucarioto”, por ser considerada de difícil compreensão e abordagem prática. O modelo proposto foi confeccionado com hastes de ferro
presas a um suporte de madeira, nas quais foram entrelaçadas espirais plásticas de encadernação e fixadas bolas de isopor. Um modelo, como é o caso do apresentado neste trabalho, pode ser aplicado pelo professor em uma aula demonstrativa ou ser construído pelos alunos a partir de outros materiais,
conforme os modelos mentais próprios e a criatividade dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lourdes Aparecida Della Justina, Professora Assistente de Metodologia e Prática do Ensino de Biologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Cascavel, PR
Professora Assistente de Metodologia e Prática do Ensino de Biologia da Universidade Estadual do Oeste do
Paraná (UNIOESTE) Cascavel, PR
Marcio Ricardo Ferla, Técnico do Laboratório de Ensino da UNIOESTE
Técnico do Laboratório de Ensino da UNIOESTE
Publicado
2013-03-03
Como Citar
1.
Justina LAD, Ferla MR. A UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GENÉTICA - EXEMPLO DE REPRESENTAÇÃO DE COMPACTAÇÃO DO DNA EUCARIOTO. arqmudi [Internet]. 3º de março de 2013 [citado 6º de setembro de 2025];11(1):35-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/19993
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior