DESCRIÇÃO DE CASO DE RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS POR Pseudomonas aeruginosa
Resumo
A bactéria Pseudomonas aeruginosa é um agente oportunista freqüentemente envolvido em infecções hospitalares e em situações de resistência a drogas, tendo importância em saúde pública. Neste estudo, são descritos eventos de resistência a antibióticos relacionados à colonização renal por P. aeruginosa, ocorridos em um período de 182 meses, após remoção de cateter. A retirada deste dispositivo gerou infecções urinárias freqüentes no paciente. Vários esquemas terapêuticos com diferentes antibióticos foram empregados, mas eventos de resistência ocorreram. Os dados evidenciam a importância de P. aeruginosa no ambiente hospitalar e da execução adequada de procedimentos com risco de ocorrência de infecção hospitalar.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
