PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE ESTÁGIO-PESQUISA-DOCÊNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA DE PROTEÍNAS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Resumo
Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos no período de julho de 1995 a agosto de 2002, no programa de estágio-pesquisa-docência, do Laboratório de Química de Proteínas do ICB/UFG. O trabalho teve por objetivo a formação de professores/pesquisadores capazes de desenvolverem projetos de pesquisa, assim como proporem, planejarem e implantarem laboratórios, dentro da realidade regional, superando as possíveis dificuldades encontradas no mercado de trabalho. Após sete anos, o programa treinou 47 estudantes de graduação, dos quais hoje, seis são pós-graduados e professores universitários e 4 estão cursando pós-graduação. Além disso, dos alunos envolvidos no programa, 90% alcançaram meta proposta de apresentar, ao final de um ano, os resultados obtidos na forma de um trabalho em evento científico. O programa baseado no trabalho voluntário revelou-se como uma alternativa viável para a iniciação científica.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
