UMA REFLEXÃO SOBRE O LUGAR DA EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA NA GRADE CURRICULAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

  • Jussara Rocha Ferreira Professora Titular de Anatomia aposentada. Depto. De Morfologia ICB/UFG. Rua 111, 250, Setor Sul. 74085-130 – Goiânia – GO
Palavras-chave: Ensino Extensivo, democratização do Saber, educação científica, Educação e Ética.

Resumo

Apresentamos um relato temporal, onde, durante uma década na prática pedagógica acadêmica, incluímos ações de Extensão Universitária para motivar docentes, técnicos, monitores, bolsistas de pesquisa e alunos de graduação a praticarem a Extensão indissociada do Ensino e da Pesquisa. Utilizamos coleções universitárias, pesquisa de campo, interação Ciência-Arte em diversos projetos, objetivando diminuir o tempo entre a produção e a apropriação do Saber produzido para as camadas sociais menos privilegiadas, de forma que isto fosse bom para a vida das pessoas e pudesse contribuir para a sua inserção na sociedade contemporânea através da educação científica, que não só teve o objetivo de mostrar ao sujeito as vantagens da educação tecnológica como ajuda-lo, sobre tudo, a criticar do ponto de vista ético o “modelo ou processo” civilizatório contemporâneo, do qual ele é um dos atores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jussara Rocha Ferreira, Professora Titular de Anatomia aposentada. Depto. De Morfologia ICB/UFG. Rua 111, 250, Setor Sul. 74085-130 – Goiânia – GO
Professora Titular de Anatomia aposentada. Depto. De Morfologia ICB/UFG. Rua 111, 250, Setor Sul. 74085-130 – Goiânia – GO
Publicado
2013-05-22
Como Citar
1.
Ferreira JR. UMA REFLEXÃO SOBRE O LUGAR DA EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA NA GRADE CURRICULAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. arqmudi [Internet]. 22º de maio de 2013 [citado 6º de setembro de 2025];9(2):55-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20687
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior