A GOVERNANÇA FORMAL DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE MARINGÁ
Resumo
Com o avanço do processo democrático no país, após a Constituição Federal do Brasil de 1988(BRASIL, 1988) são criados novos espaços de discussão e de controle social dos Gastos Públicos. Este artigo tem como foco a discussão sobre governança, aplicada a uma organização não governamental “Observatório Social de Maringá” (OSM). O objetivo é entender a estrutura formal de governança do OSM. O pressuposto de governança que norteia este artigo é da ação coletiva, dentro de uma estrutura que está associada aos conceitos de participação, parceria, aprendizagem coletiva. Para análise utiliza-se da Nova Economia Institucional e, metodologicamente, além da revisão bibliográfica, realizou-se pesquisas de campo. O que pode se constatar com o estudo da estrutura de governança do OSM é, o projeto de estrutura democrática, formalizada em seu regimento interno.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
