A GOVERNANÇA FORMAL DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE MARINGÁ

  • Paloma Carpena de Assis Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.
  • Amália Maria Goldberg Godoy Profª Dra. do Departamento de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Economia, da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.

Abstract

Com o avanço do processo democrático no país, após a Constituição Federal do Brasil de 1988(BRASIL, 1988) são criados novos espaços de discussão e de controle social dos Gastos Públicos. Este artigo tem como foco a discussão sobre governança, aplicada a uma organização não governamental “Observatório Social de Maringá” (OSM). O objetivo é entender a estrutura formal de governança do OSM. O pressuposto de governança que norteia este artigo é da ação coletiva, dentro de uma estrutura que está associada aos conceitos de participação, parceria, aprendizagem coletiva. Para análise utiliza-se da Nova Economia Institucional e, metodologicamente, além da revisão bibliográfica, realizou-se pesquisas de campo. O que pode se constatar com o estudo da estrutura de governança do OSM é, o projeto de estrutura democrática, formalizada em seu regimento interno.

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Paloma Carpena de Assis, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.

 

Amália Maria Goldberg Godoy, Profª Dra. do Departamento de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Economia, da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.

Profª Dra. do Departamento de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Economia, da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.

Published
2013-05-22
How to Cite
1.
de Assis PC, Godoy AMG. A GOVERNANÇA FORMAL DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE MARINGÁ. arqmudi [Internet]. 2013May22 [cited 2025Sep.26];16(1/2/3):1-. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20968
Section
Artigo Original em Educação Básica ou Superior