EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO SUPERIOR SOBRE CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE: UM MOVIMENTO PARA O COMPROMISSO

  • Lilian Denise Mai Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Controle social, educação superior, enfermagem, cidadania, saúde

Resumo

O controle social em saúde emerge como uma necessidade formativa nos diversos cursos da área da saúde, somando-se a outras competências e habilidades compartilhadas por todas as Diretrizes Curriculares Nacionais nessa área. O objetivo desse trabalho é analisar algumas experiências de formação sobre controle social em saúde inseridas em um curso de graduação em Enfermagem. Por meio do relato de experiência, ressaltam-se dificuldades e potencialidades desde 2008, com alguns exemplos de ações curriculares obrigatórias e complementares. Os resultados apontam para a necessidade de um movimento de mudanças na formação, principalmente frente a ênfase na especialidade das disciplinas, o que exige uma maior mobilidade e compromisso de docentes e discentes nos possíveis novos vínculos estabelecidos. Por outro lado, o projeto pedagógico de curso é um instrumento essencial para estimular a temática e, no caso, a definição de uma área de abrangência com serviços de saúde e recursos da comunidade e o estímulo ao estabelecimento de parcerias representaram estratégias importantes para ações sobre controle social, ocorridas em disciplinas, eventos, cursos e projetos de extensão. Conclui-se pela defesa da criação de experiências formativas, assistenciais e comunitárias que valorizem e despertem profissionais e usuários como cidadãos no pleno exercício de seus direitos e deveres.

 

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Biografia do Autor

Lilian Denise Mai, Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Maringá
Publicado
2013-05-22
Como Citar
1.
Mai LD. EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO SUPERIOR SOBRE CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE: UM MOVIMENTO PARA O COMPROMISSO. arqmudi [Internet]. 22º de maio de 2013 [citado 6º de setembro de 2025];16(1/2/3):10-. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20969
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior