EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO SUPERIOR SOBRE CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE: UM MOVIMENTO PARA O COMPROMISSO
Resumo
O controle social em saúde emerge como uma necessidade formativa nos diversos cursos da área da saúde, somando-se a outras competências e habilidades compartilhadas por todas as Diretrizes Curriculares Nacionais nessa área. O objetivo desse trabalho é analisar algumas experiências de formação sobre controle social em saúde inseridas em um curso de graduação em Enfermagem. Por meio do relato de experiência, ressaltam-se dificuldades e potencialidades desde 2008, com alguns exemplos de ações curriculares obrigatórias e complementares. Os resultados apontam para a necessidade de um movimento de mudanças na formação, principalmente frente a ênfase na especialidade das disciplinas, o que exige uma maior mobilidade e compromisso de docentes e discentes nos possíveis novos vínculos estabelecidos. Por outro lado, o projeto pedagógico de curso é um instrumento essencial para estimular a temática e, no caso, a definição de uma área de abrangência com serviços de saúde e recursos da comunidade e o estímulo ao estabelecimento de parcerias representaram estratégias importantes para ações sobre controle social, ocorridas em disciplinas, eventos, cursos e projetos de extensão. Conclui-se pela defesa da criação de experiências formativas, assistenciais e comunitárias que valorizem e despertem profissionais e usuários como cidadãos no pleno exercício de seus direitos e deveres.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
