Troupe de Clowns: a epopeia da cidadania
Resumo
Justificativa e objetivo geral: A educação é um processo amplo, necessita de estímulos para ser resignificada e dar sentido ao aprendizado. Deste modo, o Clown representa um palhaço sensível, com seu nariz vermelho e veia cômica que agrada a todos, entretanto, sua função não é apenas fazer rir, ele atua como elemento de socialização do conhecimento e humanização das relações sociais. O projeto de extensão “Troupe de Clowns: a epopeia da cidadania” utilizou o teatro para a formação ética do cidadão, por meio da dramaturgia, estimulando o senso-crítico entre os acadêmicos e funcionários da Faculdade Ingá - Maringá e o exercício consciente do voto e pleno da cidadania. Informou acerca da importância, finalidade e consequências do voto, como processo de construção histórica e política de uma nação. Utilizou-se da interdisciplinaridade das matérias para lidar com direitos e deveres do cidadão cumprindo os objetivos do Programa Nacional de Educação Fiscal. Metodologia: A linguagem utilizada foi o Teatro de Rua, como meio de produzir, expressar e comunicar esta idéia. O teatro congrega interesses para a realização compartilhada de um objetivo comum, ensinando a processar informações recebidas de fontes variadas e aplicá-las com um propósito orientado, promovendo a discussão e reflexão do tema proposto: a conscientização política do cidadão. O dinamismo da fluência propiciada pelo contato corpo a corpo da Troupe de Clowns, despertou o interesse e a atenção dos acadêmicos e funcionários, através do apelo estético e lúdico propiciado pela ação cênica. Além desses, a reunião de acadêmicos voluntários dos cursos de Serviço Social, Enfermagem, Psicologia e Educação Física, permitiu o enriquecimento do conteúdo encenado sobre a realidade vivenciada pelos usuários dos serviços públicos nas unidades básicas de saúde, bem como a ação do profissional que atende tais usuários diante da escassez de recursos. Durante as apresentações dos Clowns, foram distribuídos folders contendo as atribuições dos cargos eletivos para conscientização política do cidadão associada ao exercício do voto responsável. Resultados: Em 2010, aproximadamente 2380 acadêmicos e funcionários viram as apresentações dos Clowns no pátio da faculdade e receberam o material de reforço escrito. Alguns alunos foram classificados no Concurso de Redação – Cidadania Fiscal realizado pela SER Maringá e o MUDI/UEM. A linguagem cotidiana permitiu o entendimento de relações sociais entre a esfera pública e a vida privada, bem como promoveu o cidadão a agente em seu meio de atuação profissional e a necessidade de uma sociedade mais coesa.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
