Troupe de Clowns: a epopeia da cidadania

  • Roseni Gentilin Pintinha Pós-graduanda em Políticas Públicas Faculdade Ingá Maringá-PR
  • Marcos Eduardo Pintinha Faculdade Ingá – Maringá-PR

Abstract

Justificativa e objetivo geral: A educação é um processo amplo, necessita de estímulos para ser resignificada e dar sentido ao aprendizado. Deste modo, o Clown representa um palhaço sensível, com seu nariz vermelho e veia cômica que agrada a todos, entretanto, sua função não é apenas fazer rir, ele atua como elemento de socialização do conhecimento e humanização das relações sociais. O projeto de extensão “Troupe de Clowns: a epopeia da cidadania” utilizou o teatro para a formação ética do cidadão, por meio da dramaturgia, estimulando o senso-crítico entre os acadêmicos e funcionários da Faculdade Ingá - Maringá e o exercício consciente do voto e pleno da cidadania. Informou acerca da importância, finalidade e consequências do voto, como processo de construção histórica e política de uma nação. Utilizou-se da interdisciplinaridade das matérias para lidar com direitos e deveres do cidadão cumprindo os objetivos do Programa Nacional de Educação Fiscal. Metodologia: A linguagem utilizada foi o Teatro de Rua, como meio de produzir, expressar e comunicar esta idéia. O teatro congrega interesses para a realização compartilhada de um objetivo comum, ensinando a processar informações recebidas de fontes variadas e aplicá-las com um propósito orientado, promovendo a discussão e reflexão do tema proposto: a conscientização política do cidadão. O dinamismo da fluência propiciada pelo contato corpo a corpo da Troupe de Clowns, despertou o interesse e a atenção dos acadêmicos e funcionários, através do apelo estético e lúdico propiciado pela ação cênica. Além desses, a reunião de acadêmicos voluntários dos cursos de Serviço Social, Enfermagem, Psicologia e Educação Física, permitiu o enriquecimento do conteúdo encenado sobre a realidade vivenciada pelos usuários dos serviços públicos nas unidades básicas de saúde, bem como a ação do profissional que atende tais usuários diante da escassez de recursos. Durante as apresentações dos Clowns, foram distribuídos folders contendo as atribuições dos cargos eletivos para conscientização política do cidadão associada ao exercício do voto responsável. Resultados: Em 2010, aproximadamente 2380 acadêmicos e funcionários viram as apresentações dos Clowns no pátio da faculdade e receberam o material de reforço escrito. Alguns alunos foram classificados no Concurso de Redação – Cidadania Fiscal realizado pela SER Maringá e o MUDI/UEM. A linguagem cotidiana permitiu o entendimento de relações sociais entre a esfera pública e a vida privada, bem como promoveu o cidadão a agente em seu meio de atuação profissional e a necessidade de uma sociedade mais coesa.

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Author Biographies

Roseni Gentilin Pintinha, Pós-graduanda em Políticas Públicas Faculdade Ingá Maringá-PR
Pós-graduanda em Políticas Públicas Faculdade Ingá Maringá-PR
Marcos Eduardo Pintinha, Faculdade Ingá – Maringá-PR

Faculdade Ingá – Maringá-PR

Published
2013-05-22
How to Cite
1.
Pintinha RG, Pintinha ME. Troupe de Clowns: a epopeia da cidadania. arqmudi [Internet]. 2013May22 [cited 2025Sep.6];16(1/2/3):74-5. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20982
Section
Artigo Original em Educação Básica ou Superior