ÁREAS VERDES: INTERAÇÃO MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE

  • Fábio Rodrigo Pereira da Cunha Universidade Estadual de Maringá
  • Alessandra Fernandes Universidade Estadual de Maringá
  • Hugmar Pains da Silva Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: botanica, áreas verdes, meio ambiente

Resumo

A qualidade de vida urbana está diretamente associada a vários fatores, tais como a infraestrutura, o desenvolvimento econômico-social e aqueles ligados às questões ambientais. Os parques urbanos vêm suprir a necessidade da falta de áreas públicas de lazer, e contribuem significativamente para a qualidade de vida da sociedade. Neste sentido, os benefícios ecológicos dos parques minimizam os impactos decorrentes da industrialização, além de proporcionarem beleza à paisagem e oferecerem lazer associado ao bem estar e à recreação. Outro fator relevante é a utilização destes parques para a conservação da biodiversidade e para a realização de estudos de Educação Ambiental. Neste sentido, este estudo objetivou evidenciar a importância dos parques urbanos para a sociedade, e suas funções na qualidade de vida urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Rodrigo Pereira da Cunha, Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada
Alessandra Fernandes, Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Biologia
Hugmar Pains da Silva, Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada

Referências

De ANGELIS, B.L.D.; De ANGELIS NETO, G.A. Vegetação e as praças de Maringá - PR. Acta Scientiarum, v. 22, n. 5, p. 1455-1461, 2000.

MAZETTO, F.A. Qualidade de vida, qualidade ambiental e meio ambiente urbano: breve comparação de conceitos. Revista Sociedade & Natureza, v.12, n. 24, p. 21-31, 2000.

MOTA, J. Actividade física e lazer: contextos actuais e ideias futuras. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 1. N. 1, p. 124-129, 2001.

REGO, R.L. O desenho urbano de Maringá e a ideia de cidade-jardim. Acta Scientiarum, v.23, n. 6, p. 1569-1577, 2001.

Publicado
2014-02-28
Como Citar
1.
da Cunha FRP, Fernandes A, da Silva HP. ÁREAS VERDES: INTERAÇÃO MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE. arqmudi [Internet]. 28º de fevereiro de 2014 [citado 26º de setembro de 2025];17(1):1-. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/23150
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior