ÁREAS VERDES: INTERAÇÃO MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE

  • Fábio Rodrigo Pereira da Cunha Universidade Estadual de Maringá
  • Alessandra Fernandes Universidade Estadual de Maringá
  • Hugmar Pains da Silva Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: botanica, áreas verdes, meio ambiente

Resumo

A qualidade de vida urbana está diretamente associada a vários fatores, tais como a infraestrutura, o desenvolvimento econômico-social e aqueles ligados às questões ambientais. Os parques urbanos vêm suprir a necessidade da falta de áreas públicas de lazer, e contribuem significativamente para a qualidade de vida da sociedade. Neste sentido, os benefícios ecológicos dos parques minimizam os impactos decorrentes da industrialização, além de proporcionarem beleza à paisagem e oferecerem lazer associado ao bem estar e à recreação. Outro fator relevante é a utilização destes parques para a conservação da biodiversidade e para a realização de estudos de Educação Ambiental. Neste sentido, este estudo objetivou evidenciar a importância dos parques urbanos para a sociedade, e suas funções na qualidade de vida urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Rodrigo Pereira da Cunha, Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada
Alessandra Fernandes, Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Biologia
Hugmar Pains da Silva, Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada

Referências

De ANGELIS, B.L.D.; De ANGELIS NETO, G.A. Vegetação e as praças de Maringá - PR. Acta Scientiarum, v. 22, n. 5, p. 1455-1461, 2000.

MAZETTO, F.A. Qualidade de vida, qualidade ambiental e meio ambiente urbano: breve comparação de conceitos. Revista Sociedade & Natureza, v.12, n. 24, p. 21-31, 2000.

MOTA, J. Actividade física e lazer: contextos actuais e ideias futuras. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 1. N. 1, p. 124-129, 2001.

REGO, R.L. O desenho urbano de Maringá e a ideia de cidade-jardim. Acta Scientiarum, v.23, n. 6, p. 1569-1577, 2001.

Publicado
2014-02-28
Como Citar
1.
da Cunha FRP, Fernandes A, da Silva HP. ÁREAS VERDES: INTERAÇÃO MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE. arqmudi [Internet]. 28º de fevereiro de 2014 [citado 6º de novembro de 2025];17(1):1-. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/23150
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior