PREVALÊNCIA E CARACTERÍSTICAS DO TABAGISMO ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS DO ÚLTIMO ANO DO CURSO DE FARMÁCIA DA UEM
Resumo
O hábito de fumar tem início cada vez mais precoce e é uma das causas de muitas enfermidades como as doenças cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas. O presente estudo teve por finalidade a caracterização do tabagismo entre acadêmicos do quinto ano do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Maringá. Os dados foram obtidos pela aplicação de um formulário, preenchido por 45 pessoas. A maioria deles são mulheres com média de 23 anos e foram identificados seis fumantes, apesar de todos eles conhecerem os efeitos do cigarro e do narguilé para a saúde. O narguilé é mais utilizado entre eles que o cigarro. Entre os fumantes, a maioria começou a fumar antes dos 20 anos de idade. Observou-se a necessidade que os acadêmicos deste curso, futuros profissionais de saúde, sejam capacitados para a abordagem do fumante para se envolverem no aconselhamento da prevenção e cessação do tabagismo.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
