CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO HUMANO
Resumo
A compreensão das diferentes fases embrionárias é dificultada, em geral por falta de modelos tridimensionais que representem as várias fases da evolução ontogênica intra-uterina, principalmente em mamíferos. O alto custo dos modelos, que é um excelente recurso didático, dificulta a sua aquisição, tornando-os de difícil acesso na maioria das escolas. Assim objetivou-se a construção de modelos de baixo custo para o ensino da Embriologia. Para tal, foi utilizada a manipulação da massa de biscuit para a construção dos modelos. Foram desenvolvidos doze modelos como material didático de apoio para a disciplina de Embriologia.
Downloads
Metrics
Referências
BORGES, R. M. R.; LIMA, V. M. R. Tendências contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil. Revista electrónica de Enseñanza de las Ciências. v. 6, n. 1. Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2007.
DUM, C. G. Embriologia Humana. Atlas e Texto. Buenos Aires: El Ateneo, 2003.
JOTTA, L. A. C. V. Embriologia animal: uma análise dos livros didáticos de biologia do ensino médio. 2005. 244f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de educação da Universidade de Brasília, Brasilia, 2005.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LOPES, S. & ROSSO, S. BIO. São Paulo: Saraiva, 2010. v. 1. 416 p.
MATOS, C. H. C.; OLIVEIRA, C. R. F.; SANTOS, M. P. F.; FERRAZ, C. S. Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 9, n.1, p. 19-23, 2009.
MOORE, K. L.; PERSAUD, T.V.N. Embriologia Clínica. 5 ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 1994.
MORAES, S. C.; VIEIRA, D. W. R.; OLIVEIRA FILHO, J.; CARVALHO, C. Ferramenta de apoio ao ensino de embriologia. Anais do V Encontro de Iniciação Científica - I Mostra de Pós-Graduação - Resumos de Biociências; 2002; Taubaté, São Paulo. 2002. p. 1.
PREDON, F; DEL PINO, J. C. Uma Análise Evolutiva de Modelos Didáticos Associados às Concepções Didáticas de Futuros Professores de Química Envolvidos em um Processo de Intervenção Formativa. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n.2, p. 237-254,2009.
SANTOS, S.H.P.D. O estudo do desenvolvimento ósseo humano intra-uterino através de um museu de ossos. Arq. Apadec, Maringá, v.8, n. 2, p. 29, 2004.
SILVA, I; FRANCO, L.S.; MOLINARI, S.L.; CONEGERO, CI; MIRANDA NETO, M.H.; CARDOSO, M. L. C.; SANTANA, DMG; IWANKO, N.S. Noções sobre o organismo humano e utilização de plantas medicinais. 3. ed. Cascavel: Assoeste; 1995.
SPENCE, P. Anatomia humana básica. 2. ed. São Paulo: Manole; 1991.
WILLIAMS, P.L; WARWICK, R; DYSON, M; BANNISTER, L.H. Gray Anatomia.37. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1995.
WOLPERT, L. Principles of Development.Oxford University Press, 1998.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
