TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL E SUAS RELAÇÕES COM A NEUROCIÊNCIA E A PSICOPEDAGOGIA

  • Diucimara Deganello Afonso
  • Sônia Trannin de Mello UEM
Palavras-chave: neurociências, aprendizagem, psicopedagogia

Resumo

O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) e sua relação com a Neurociência foram elementos deste trabalho. Buscou-se verificar se um dos obstáculos para não ocorrer a aprendizagem na idade escolar, seria esse transtorno. Com isso, essa pesquisa tem como objetivo analisar a alteração referente ao Processamento Auditivo Central (PAC), em virtude do mesmo fazer parte das dificuldades de aprendizagem atuais relacionados à leitura e escrita, sendo pouco conhecido por profissionais da equipe multidisciplinar e sua relação com a Neurociência, pontuando estratégias para o trabalho pedagógico.  Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o Processamento Auditivo Central, suas alterações, como também a contribuição da Neurociência para compreendê-las a fim de favorecer o trabalho desenvolvido, tanto em sala de aula quanto em consultório. Viabilizando que a Psicopedagoga deve conhecer todos os processos que envolvem a aprendizagem e porque o indivíduo não está aprendendo. Em última análise, os estudos referentes ao Processamento Auditivo Central, juntamente com a medicina e Neurociência vêm progredindo, pois, as novas aquisições estão favorecendo o indivíduo que apresentam dificuldade na área da linguagem, comunicação e escrita. Contudo, os estudos devem persistir em relação a essa alteração e assim estará favorecendo o diagnóstico precoce.

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Biografia do Autor

Sônia Trannin de Mello, UEM
Departamento de Ciências Morfológicas; Museu Dinâmico     Interdisciplinar da UEM

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Publicado
2017-11-23
Como Citar
1.
Afonso DD, de Mello ST. TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL E SUAS RELAÇÕES COM A NEUROCIÊNCIA E A PSICOPEDAGOGIA. arqmudi [Internet]. 23º de novembro de 2017 [citado 6º de setembro de 2025];21(2):32-5. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/39440
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior