Metodologia da problematização em um curso de farmácia: produção de uma revista digital sobre erros laboratoriais

Palavras-chave: Erros laboratoriais, Revista digital, Arco de Charles Maguerez.

Resumo

Este trabalho trata da produção e utilização didática, na disciplina Estágio III em Análises Clínicas do curso de Graduação em Farmácia, do IFRJ-Realengo, de uma revista digital que abordava os principais erros encontrados em medicina laboratorial. Os alunos participantes do estudo foram orientados a pesquisar situações-problemas vivenciadas, nos locais de estágios, que pudessem ser simuladas em vídeos que fariam parte da referida revista. A utilização do Arco de Maguerez delineou o caminho metodológico para a pesquisa e possibilitou aos futuros farmacêuticos não só uma análise criteriosa e reflexiva sobre os erros laboratoriais discutidos, mas também um planejamento esquematizado para que os resultados fossem abordados nas aulas. O estudo demonstrou que a revista digital ajudou os alunos a analisarem situações reais e se constitui, portanto, num recurso midiático que pode ser útil em cursos da área de ensino das ciências da saúde.

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Biografia do Autor

Silvana Machareth, IFRJ

Realizou sua formação acadêmica na Universidade Gama Filho obtendo os títulos de Bacharel e Licenciatura em Ciências Biológicas no ano de 1997, e de Pós Graduação em Hematologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de 1998. Atualmente é Professora de Hematologia e Estágio Supervisionado em Análises Clínicas do Curso de Farmácia no IFRJ/campus Realengo. Atua também como professora de Ciências e Biologia de ensino fundamental e médio na Secretaria Estadual de Educação desde 2007. Tem grande experiência em laboratório de análises clínicas, medicina laboratorial, principalmente na área de Hematologia, Coagulação e Inflamação. Atua como consultora técnico-científica na área de Hemostasia/Hematologia. 

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). A gênese de sua titulação acadêmica ocorreu na área da Química Orgânica, com ênfase em Síntese, onde atuou nos seguintes temas: síntese de fármacos e quimioprofilaxia da Doença de Chagas. Atualmente é professor Associado I do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro onde desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências/Química, junto aos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado Profissional e Acadêmico em Ensino de Ciências. A sua produção acadêmica se concentra principalmente em temas sobre Ensino de Química/Ciências, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, tendo enfoques em: CTS, Práticas de Ensino, Produção de Materiais Educativos e Relações entre Ensino, Aprendizagem e Pesquisa.

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Publicado
2018-05-21
Como Citar
1.
Machareth S, Messeder JC. Metodologia da problematização em um curso de farmácia: produção de uma revista digital sobre erros laboratoriais. arqmudi [Internet]. 21º de maio de 2018 [citado 6º de setembro de 2025];22(1):17-2. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40447
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior