UM DEBATE ENTRE JAMES CLERK MAXWELL E WILHELM EDUARD WEBER COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NA LICENCIATURA EM FÍSICA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS

  • I SIPEC Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O presente trabalho expõe uma inserção da abordagem histórica da ciência para o Ensino de
Física, tendo em vista desenvolver um ambiente que facilite a aprendizagem dos conceitos de
eletromagnetismo. Aqui relatamos, na perspectiva dos alunos participantes, o momento final de
uma sequência didática, um debate entre teorias consideradas rivais de dois físicos, James Clerk
Maxwell e Wilhelm Eduard Weber. A turma foi dividida em dois grupos, em que cada equipe
defendeu uma das teorias, buscando por meio de competências argumentativas apresentar
elementos favoráveis e contrários à sua aceitação. Além de estudar os conceitos físicos
envolvidos, foram estimulados a desenvolver uma reflexão acerca de elementos históricos e
epistemológicos que permeiam a construção do conhecimento científico.

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Biografia do Autor

I SIPEC, Universidade Estadual de Maringá

AUTORES

Davina de Campos Glovaski
Licencianda em Física - Instituto Federal do Paraná
davinaglovaski@gmail.com
Débora Minetto Napoleão
Licencianda em Física - Instituto Federal do Paraná
dehminetto@gmail.com
Adriano José Ortiz
Docente - Instituto Federal do Paraná/ Doutorando – Programa de Pós-graduação em
Educação para Ciência e a Matemática (UEM)
adriano.ortiz@ifpr.edu.br
Thiago Vinícius Moreira Guimarães
Docente Instituto Federal do Paraná/ Doutorando Programa de Pós-graduação em Física
(UNESP)
thiago.moreira@ifpr.edu.br

Publicado
2017-12-12
Como Citar
1.
SIPEC I. UM DEBATE ENTRE JAMES CLERK MAXWELL E WILHELM EDUARD WEBER COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NA LICENCIATURA EM FÍSICA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS. arqmudi [Internet]. 12º de dezembro de 2017 [citado 6º de setembro de 2025];21(3):1-12. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40937
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior