UM DIÁLOGO SOBRE AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS PRESENTES NO ENSINO DAS CIÊNCIAS

  • I SIPEC Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O presente artigo vem apresentar uma revisão bibliográfica acerca da presença das concepções
alternativas no Ensino das Ciências. Concepções estas que podem constituir um obstáculo para
a aprendizagem dos conhecimentos científicos historicamente construídos. Estas concepções
estão, em geral, fortemente enraizadas nas visões de mundo dos estudantes, bem como na de
seus familiares, e também, não raras vezes, nos próprios professores. Para superar este desafio
o corpo docente deverá ter um conhecimento adequado dos conteúdos escolares e metodologias,
necessitando planejar suas aulas de modo a proporcionar aos alunos a compreensão dos limites
da concepção alternativa e do afastamento desta do conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

I SIPEC, Universidade Estadual de Maringá

Autores

 

Jairo Luiz Hoffmann
Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
jairoluizhoffmann@yahoo.com.br
Ana Paula Nahirne
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
ana.paula.nahirne@hotmail.com
Dulce Maria Strieder
Doutora em educação. Docente da área de Física e do Programa de Mestrado/Doutorado em
Educação em Ciências e Educação Matemática/CCET/Unioeste
Docente do Programa de Mestrado em Educação/CECA/Unioeste
dulce.Strieder@unioeste.br

Publicado
2017-12-12
Como Citar
1.
SIPEC I. UM DIÁLOGO SOBRE AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS PRESENTES NO ENSINO DAS CIÊNCIAS. arqmudi [Internet]. 12º de dezembro de 2017 [citado 6º de setembro de 2025];21(3):90-101. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40944
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior