A AVALIAÇÃO SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL

  • I SIPEC Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Este estudo analisou as possíveis Representações Sociais (RS) de 19 estudantes do 4º ano do
curso de Ciências Biológicas de uma Universidade Estadual do Paraná, acerca do tema
“Avaliação”. Para a coleta de dados, utilizou-se a técnica de “evocação livre de palavras”, e
para a análise a abordagem estruturalista a qual resultou na elaboração do quadrante de Vèrges.
Os resultados nos permitiram compreender que os licenciandos compartilham RS relacionadas
a avaliação no sentido de a entenderem como confirmação de resultados. Desta forma, ressalta-
se a importância dos cursos de formação inicial propor reflexões aos futuros professores no
anseio de assimilarem a complexidade dos processos avaliativos, trabalhando concepções
distorcidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

I SIPEC, Universidade Estadual de Maringá

Autores

Joici de Carvalho Leite
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM)
Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais
(CIENCIAR)
joicicarvalho@hotmail.com
Tânia do Carmo
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM)
Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais
(CIENCIAR)
taniadocarmo_@hotmail.com
Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Professor Adjunto do Departamento de Ciências (DCI)
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM)
Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais
(CIENCIAR)
juniormagalhaes@hotmail.com

Publicado
2017-12-12
Como Citar
1.
SIPEC I. A AVALIAÇÃO SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL. arqmudi [Internet]. 12º de dezembro de 2017 [citado 6º de setembro de 2025];21(3):102-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40945
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior