O JORNAL ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE DE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO BÁSICO

  • I SIPEC Autores Laizir Escarpanezi Rocha Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática – PCM. UEM laizir_rocha@hotmail.com Maria Cristina de Lima Rosa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN. UTFPR-Londrina profmariacristina@outlook.com Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha UTFPR-Londrina zenaiderocha@utfpr.edu.br Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior UEM-DCI-PCM juniormagalhaes@hotmail.com

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar o jornal escolar como forma de envolver as
disciplinas de Ciências, Arte e Língua Portuguesa em uma perspectiva interdisciplinar e, assim,
possibilitar um ensino menos fragmentado e mais contextualizado. Esse propósito se desdobra
em outros, como incentivar os alunos à leitura e à produção de textos e proporcionar aos alunos
o contato com diferentes ferramentas de aprendizagem, neste caso, o jornal escolar. Para isso
será utilizada a metodologia de revisão bibliográfica, buscando autores que apoiem a prática
interdisciplinar e o uso do jornal escolar. O objetivo do artigo é propor o jornal escolar como
um produto educacional que pode auxiliar no desenvolvimento de práticas interdisciplinares
entre as disciplinas já mencionadas. A elaboração e a produção de um jornal escolar como o
ponto de partida para um projeto pode impactar de forma positiva no aprendizado dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

I SIPEC, Autores Laizir Escarpanezi Rocha Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática – PCM. UEM laizir_rocha@hotmail.com Maria Cristina de Lima Rosa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN. UTFPR-Londrina profmariacristina@outlook.com Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha UTFPR-Londrina zenaiderocha@utfpr.edu.br Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior UEM-DCI-PCM juniormagalhaes@hotmail.com
Departamento de Ciências Morfológicas
Publicado
2017-12-12
Como Citar
1.
SIPEC I. O JORNAL ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE DE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO BÁSICO. arqmudi [Internet]. 12º de dezembro de 2017 [citado 6º de setembro de 2025];21(3):132-41. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40948
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior