ENSINO DE ASTRONOMIA: O PROBLEMA DA ÓRBITA DA TERRA

  • I SIPEC Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O ensino de astronomia no ensino fundamental reflete diretamente nas concepções científicas dos alunos
que vão para o ensino médio. Nesse sentido, este trabalho objetivou verificar as concepções dos alunos
do ensino médio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão, que
participaram da 19ª Olimpíada Brasileira de astronomia (OBA) no ano de 2016, sobre a órbita descrita
pela Terra ao redor do Sol. Este trabalho possui caráter qualitativo, com uma análise do tipo descritiva.
Para a coleta de dados utilizou-se uma questão da OBA que discutia o assunto de interesse. Nossos
resultados evidenciam que menos de 6% da amostra investigada apresentam uma concepção científica
sobre a órbita da Terra.

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Biografia do Autor

I SIPEC, Universidade Estadual de Maringá

Autores

Michel Corci Batista
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campo Mourão
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - PPGEF
michel@utfpr.edu.br
Adriana da Silva Fontes
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campo Mourão
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - PPGEF
asfonstesfis@gmail.com
Ricardo Francisco Pereira
Universidade Estadual de Maringá Departamento de Física
ricardoastronomo@gmail.com

Publicado
2017-12-12
Como Citar
1.
SIPEC I. ENSINO DE ASTRONOMIA: O PROBLEMA DA ÓRBITA DA TERRA. arqmudi [Internet]. 12º de dezembro de 2017 [citado 6º de setembro de 2025];21(3):155-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40951
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior